nossas BIBLIOTECAS ESCOLARES do Agrupamento de Penela

Tendo a Biblioteca a missão de criar leitores, motivá-los e dar-lhes oportunidades para que o seu conhecimento seja alargado e enriquecido, o mote da International Association of School Librarianship (IASL), Biblioteca Escolar- Uma porta para a vida foi sobejamente grato para iniciar um percurso que lhe desse a efetiva vida que o sentido transparece. Assim, a leitura saiu das portas da biblioteca e chegou a toda a comunidade escolar no Dia da Alimentação com a atividade denominada: Alimenta-te também com histórias. Porque acreditamos que a par da importância da alimentação para o normal, pleno e desejável funcionamento do nosso corpo está a importância da leitura para a nossa mente, para o nosso conhecimento, para a nossa imaginação e criatividade. Surgiu deste modo, nesse dia uma cozinheira muito especial, que cozinhou histórias que foram distribuídas por quem entrou no complexo escolar. Todos foram convidados a ler e a energia que transpareceu do contentamento e surpresa ficou registado num vídeo que pode ser apreciado na página de facebook recentemente criada e que pretende ser um veículo de transmissão do gosto pela leitura, de conhecimento e de divulgação e partilha das nossas ou de outras atividades que sejam uma mais-valia para quem nos segue.
No âmbito do Centenário do nascimento do patrono da Biblioteca da EB2,3, Salvador Dias Arnaut, realizou-se uma exposição biográfica e bibliográfica enriquecida com um cenário que retrata o seu querido castelo do Germanelo.
Promoveu-se também a formação de utilizadores, onde os alunos novos na escola foram convidados a fazer um bibliopaper que se traduz num percurso de descoberta  acompanhado e apoiado pela equipa da Biblioteca no sentido dos alunos se aperceberem das regras de funcionamento e das valências que uma biblioteca tem para lhes oferecer. Culminou o mês com o lançamento do Concurso de Marcadores de Livros aberto a todas as turmas do agrupamento, com base no tema referido anteriormente e que dará lugar a uma exposição a realizar no final do primeiro período.
Todas estas atividades têm uma finalidade muito própria: aumentar o gosto pela leitura, os horizontes do conhecimento, a capacidade crítica e promover a literacia dos nossos alunos. Como escola dinâmica que somos, estamos já debruçados na preparação de iniciativas a relativas ao mês de novembro, onde iremos dar especial destaque à Semana da Cultura Científica que decorrerá entre 18 e 22 de novembro. Mas, até lá e enquanto esperamos os resultados do Concurso Mundial de Pintura Infantil do Japão onde estão a concorrer trabalhos dos nossos alunos, há magia e bruxinhas que chegaram para comemorar o Halloween
Carla Raimundo,
Professora Bibliotecária

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz