Conhecer a BD...

A Banda Desenhada (BD) é uma narrativa em imagens apresentadas sob a forma de bandas formando sequência; o texto é sempre incluído no interior da própria imagem, na maior parte das vezes em filactérias ou balões, e as personagens são apresentadas de maneira idêntica dentro da mesma narrativa.

A prancha é uma página da B.D. definida por uma margem, composta por várias tiras, sendo a leitura da página feita da esquerda para a direita e de cima para baixo. Pode também ser apenas uma página com uma só cena:
Tira ou Banda são os vários espaços em que a prancha está dividida na horizontal, barra constituída por várias Vinhetas contando, ou não, uma história completa:

Vinheta ou Quadradinho é a divisão das tiras na vertical, sendo o espaço correspondente a uma cena da história/imagem. A sequência das vinhetas é que traduz oit rmo da acção, podem apresentar-se de modo diferente em planos diferentes, desde o mais próximo ao mais afastado, conforme a importância da cena e também do ângulo de visão de cima para baixo ou de baixo para cima:

Os Planos são os ambientes em que a acção se desenrola, facilitando a colocação da multiplicidade da figuração e o seu posicionamento no espaço tridimensional. Por consequência considerando diversos ambientes, os enquadramentos devem ser de tamanhos diferentes e muito bem pensados quanto à distância e ao ângulo, de acordo com a sequência da história. Ou seja, dito de uma forma simples é o modo como se arrumam as imagens, como se usam os planos, a profundidade de campo, os ângulos de tomada de vistas, a cor, etc:

Plano Geral - situa a história num determinado espaço e caracteriza o ambiente onde aquela se desenrola:


Plano de conjunto - apresenta as diferentes personagens no ambiente onde se desenvolve a história:

Plano médio - a altura das personagens, de corpo inteiro, ocupa quase totalmente a vinheta:

Continua

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz