Educação da Leitura
Vive-se hoje numa sociedade global cada vez
mais complexa, em que as mudanças sociais são aceleradas e as características
constantes que a definem são a imprevisibilidade e a mutabilidade permanentes,
o uso intensivo das novas tecnologias e a necessidade premente de conhecimentos
que transmita às pessoas a necessária adaptabilidade, criatividade, capacidade
de crítica, capacidade de inovação e reacção positiva face ao inesperado. O
desenvolvimento de uma sociedade de conhecimento impõe-se, deste modo, no mundo
globalizado em que vivemos.
A leitura reflexiva representa uma das boas vias
para entender a realidade. Ler um texto não acompanhado de reflexão não
constitui caminho para o entendimento da realidade. Quantas vezes se lê
mecanicamente e, no final da leitura, não se consegue resumir as principais
ideias que o texto pretende transmitir. Assim, não basta tirar informação de um
texto. Além do entendimento do texto, a passagem a um outro estado de leitura é
requerido: a crítica ao mesmo, com base em pressupostos diferentes, buscando
novas inferências e novas implicações. É preciso proceder à sua análise
crítica, o que requer operações mentais mais complexas do que a simples
recepção de informação. Ler e reflectir sobre o que se lê à medida que se lê é
essencial para a produção de conhecimento.