Viagem ao World of Discoveries - Museu dos Descobrimentos e ao Zoo da Maia

No dia 27 OUT 2014, as turmas do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Penela, acompanhados dos professores Paula Dias, Célia Henriques, Carlos Freitas e Gabriel Marques, foram visitar o World of Discoveries e o Parque Zoológico da Maia.
As professoras Paula Dias e Célia Henriques foram as organizadoras da viagem cultural que se concretizou na visita ao World of Discoveries e ao Zoo da Maia.
O World of Discoveries é um museu interactivo e um parque temático, localizado em Miragaia. Tem como objectivo contar a história dos Descobrimentos Portugueses. O espaço tem um túnel submerso (com um serviço de áudio-guia) com o objectivo de representar a passagem pelo Cabo das Tormentas. A área do parque temático tem como objectivo representar, à escala real, alguns dos cenários mais importantes da época dos Descobrimentos, permitindo um pouco da experiência que os navegadores viveram a bordo das caravelas. Todos os conteúdos estavam em 6 idiomas (português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano).
Os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de descobrir e inventar as personagens da História.












Uma experiência sobre os Descobrimentos Portugueses nos séculos XVI e XVII. O espaço recria, à escala real, alguns episódios históricos permitindo visualizar aquilo que habitualmente nos chega através de livros. Com recurso a suportes tecnologicamente avançados e à interação com atores vestidos à época, pretende-se suscitar o interesse dos visitantes pelos Descobrimentos Portugueses.A viagem começa em ambiente de exposição, com réplicas de embarcações da época e instrumentos de navegação.
Para continuar a saber mais sobre a matéria, os alunos foram convidados a interagir com os suportes tecnológicos instalados, como os globos 4D que desvendam a evolução da cartografia ou os painéis interativos que exploram o contexto sócio-cultural envolvente.
A encenação e interação de atores com os alunos fizeram desta visita uma experiência inesquecível.
Fomos surpreendidos por um marinheiro que acabou por nos convidar a visitar a sua nau, onde é possível, entre outras coisas, experimentar a réplica de uma cama a bordo e perceber como era apertado e pequeno o espaço disponível. Mas há também fidalgos, donzelas e ilustres personagens a circular pelo espaço.


 

Passando a área de estaleiro naval, entra-se naquela que será a grande viagem do visitante. Convidado a embarcar numa réplica de uma caravela, dá início a uma volta ao mundo que tem partida da medieval Lisboa, onde se pode avistar a Torre de Belém ainda em construção, com passagem pelo norte de África, Cabo das Tormentas, Moçambique, floresta equatorial, Índia, Timor, Japão, China e Brasil. Os cenários são detalhados e com passagens interessantes, como as cortinas de fumo com projeção de imagens ou a onda gigante que envolve estes marinheiros de água doce.


Depois do almoço, fomos visitar o Zoo da Maia. Criado em outubro de1985, o Parque Zoológico da Maia tinha como objetivo a criação de um espaço pedagógico e de lazer.




Carlos Freitas

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz