Dia Mundial da TERRA

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.
Tendo por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
Os grupos ecologistas aproveitam o Dia da Terra como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
A admiração pelo planeta TERRA, a nossa casa, exige cuidados que estão presentes em todas as formas de arte: música, literatura, pintura...
As Quatro Estações de Vivaldi, uma das obras mais famosas da música erudita, foram publicadas em Amesterdão, em 1725. Vivaldi foi um ouvinte e apreciador da natureza, fonte de inspiração para a sua criação artística. 
As Quatro Estações são uma imagem musical que provoca em quem ouve sensações de proximidade com aves, água, vento, trovões, chuva, brisa, insetos, etc. é uma espécie de sinfonia da natureza, retratando mudanças de estação: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz