Ludwig van BEETHOVEN

Ludwig van Beethoven

por Carlos Freitas
Beethoven (1770-1827) nasceu em 17 DEZ, na Alemanha. Passaram 245 anos. Foi um famoso compositor do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo. a sua infância não foi fácil. o pai, sabendo do sucesso de Mozart (1756-1791), quis fazer o mesmo com seu filho. Obrigou-o a estudar violino e piano desde os quatro anos. fechava-o no quarto durante longas horas. Mozart considerou que Beethoven tinha um talento impressionante. Foi aluno de Haydn (1732-1809) mas este não deu conta das capacidades extraordinárias do seu aluno.
Beethoven tinha consciência do seu valor. Reivindicou sempre o lugar mais alto na sociedade. Estava convencido que os artistas de grande valor deveriam ser equiparados a príncipes e reis. Nunca exigiu a liberdade como uma concessão mas como um direito. Tinha absorvido os grandes princípios da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Parecia ser um homem orgulhoso e insensível mas, no fundo, era um coração de ouro e profundamente humano.
A música era a grande paixão de Beethoven. Não seria tão grande sem o sofrimento que sobre ele se abateu: a surdez. O próprio compositor tem consciência do facto. O seu esforço, a sua luta tenaz, o seu grande amor à Humanidade e a sua grande fé em Deus fizeram dele um génio.
Sinfonia nº 5
A Missa Solene foi a obra que Beethoven considerou como sendo a mais completa.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz