Bispo de Coimbra na Escola

No dia 25 FEV 2016, o Bispo de Coimbra,Virgílio Antunes, no âmbito da sua Visita Pastoral às Paróquias de Penela (Penela, Espinhal, Podentes, Rabaçal e Pombalinho), esteve no Agrupamento de Escolas de Penela.
D. Virgílio Antunes nasceu em 1961, na Diocese de Leiria-Fátima. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. É Bispo de Coimbra desde 2011.
Visita Pastoral é a visita que o Bispo faz, às paróquias ou comunidades locais da sua Diocese, no pleno exercício de Ensinar (mestre da doutrina), de Santificar (sacerdote) e de Governar, enquanto Pastor que ama, cuida e orienta o povo do Senhor que lhe está confiado, entrando em contacto mais directo com as angústias e preocupações, as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um convite à esperança e vivência cristã na família, na comunidade paroquial e na sociedade. É uma das forma com a qual o Bispo mantém contactos pessoais com o Povo de Deus, reavivando as energias das comunidades cristãs e dos intervenientes na missão da Igreja, encorajando e chamando todos os fiéis à renovação da fé e da vida cristã, bem como a uma actividade apostólica eficaz e de acordo com as exigências actuais. Permite, igualmente, ao Bispo analisar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização a fim de melhor poder definir as prioridades e encontrar os meios em ordem a uma pastoral orgânica, no da Diocese. Não deve ser uma visita breve ou apressada, mas há-de ter a duração suficiente, de modo que o Bispo possa estar serenamente com o povo, escutar os seus anseios, confirmá-lo na fé, fortalecê-lo na esperança. É uma oportunidade única e um tempo de graça para estar, dialogar e celebrar com as comunidades. Para as comunidades e instituições que a recebem, a visita constitui um verdadeiro tempo de graça e momento especial para o encontro e o diálogo com o seu Bispo.
 
 
 
 
 
 
 
 

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz