Dia Mundial da CRIANÇA


 
 

O primeiro Dia Mundial da Criança foi celebrado em 1950.
Depois da II Guerra Mundial, em 1945, quase todos os países da Europa entraram em crise por não terem condições de vida. Os pais estavam mais preocupados em regressar à vida normal do que em levar os filhos à escola. Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e colocavam-nos a trabalhar em circunstâncias muito difíceis. nesta altura,metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever.
Em 1946, a ONU começou a preocupar-se com este problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. mesmo assim, e ainda hoje, muitos países do Mundo não estão interessados nos Direitos das Crianças. Por isso, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Com a criação deste dia, os estados, membros da ONU, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo e a Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Penela celebrou o Dia Mundial da Criança com workshops de Artes Plásticas (pintura, artesanato, música, dança), leitura de textos infantis e jogos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz