O Outono

O Outono de Vivaldi


No Ciclo Eterno                                       
No ciclo eterno das mudáveis coisas                                    
Novo inverno após novo outono volve                                 
À diferente terra                                   
Com a mesma maneira.                         
Porém a mim nem me acha diferente                                   
Nem diferente deixa-me, fechado                                       
Na clausura maligna                                       
Da índole indecisa.                                        
Presa da pálida fatalidade                                       
De não mudar-me, me infiel renovo                                       
Aos propósitos mudos                                        
Morituros e infindos.                                            
Fernando Pessoa / Ricardo Reis


Ruínas
Se é sempre Outono o rir das primaveras,                                    
Castelos, um a um, deixa-os cair…                                       
Que a vida é um constante derruir                                       
De palácios do Reino das Quimeras!
                                         
E deixa sobre as ruínas crescer heras.                                      
Deixa-as beijar as pedras e florir!                                      
Que a vida é um contínuo destruir                                      
De palácios do Reino de Quimeras!
                                         
Deixa tombar meus rútilos castelos!                                        
Tenho ainda mais sonhos para erguê-los                                   
Mais altos do que as águias pelo ar!
                                         
Sonhos que tombam! Derrocada louca!                                       
São como os beijos duma linda boca!                                       
Sonhos!… Deixa-os tombar… deixa-os tombar…                                             
Florbela Espanca


Canção de Outono                                       
Perdoa-me, folha seca,                                       
não posso cuidar de ti.                                      
Vim para amar neste mundo,                                  
e até do amor me perdi.
                                 
De que serviu tecer flores                                     
pelas areias do chão,                                    
se havia gente dormindo                                   
sobre o próprio coração?
                                       
E não pude levantá-la!                                 
Choro pelo que não fiz.                                 
E pela minha fraqueza                                       
é que sou triste e infeliz.                                     
Perdoa-me, folha seca!                                        
Meus olhos sem força estão                                        
velando e rogando àqueles                                      
que não se levantarão…
                                    
Tu és a folha de outono                                    
voante pelo jardim.                                        
Deixo-te a minha saudade                                       
– a melhor parte de mim.                                        
Certa de que tudo é vão.                                        
Que tudo é menos que o vento,                                     
menos que as folhas do chão…                               

Cecília Meireles

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz