Dia Internacional da Família e da Escola

Hoje é o Dia Internacional da Família e da Escola
A Família é a célula vital da sociedade. É uma sociedade natural, fundada no matrimónio, a quem é atribuída uma tarefa educativa que é um direito dos filhos. Sendo protagonista da vida social, deve ter a sociedade ao seu serviço.
A Família é importante para a pessoa e para a sociedade. É no contexto da família que o homem recebe as primeiras noções do bem e da verdade, que aprende a amar e a ser amado e o significado de ser pessoa.
Na sua função procriadora, a Família é a condição de existência da própria sociedade. A legitimação da família está fundada na própria natureza humana e não no reconhecimento da lei civil. Ela antecede ao próprio Estado Por isso, a Família não existe em função do Estado. A sociedade e o Estado é que existem em função da Família. Na sua relação com a Família, o Estado tem o dever de apoiá-la, garantindo-lhe os auxílios necessários para que possa bem cumprir as suas responsabilidades. 
O tempo de Escola é um tempo de personalização, e não apenas de socialização e de formação para a cidadania. A educação autêntica é a educação integral da pessoa. Isto exige promoção dos valores humanos, estruturação hierárquica de saberes e de valores, integração do saber científico-tecnológico num saber cultural mais vasto, mais abrangente e mais englobante. Exige igualmente partilha dos bens culturais e democratização no acesso aos conhecimentos, aos saberes científicos e competências tecnológicas, que são património comum da humanidade. Exige ainda promoção do homem-pessoa em recusa do homem-objecto de mercado, rejeição de todas as formas de alienação do ser humano, defesa do primado da solidariedade e da fraternidade sobre o interesse egoísta e a competição desenfreada.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz