Clube Europeu

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Penela é uma uma iniciativa decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da adesão à Comunidade EuropeiaAs suas atividades inserem-se no quadro da dimensão transversal da Educação para a Cidadania, através do desenvolvimento de projetos e iniciativas que têm como objetivo contribuir para a formação pessoal e social dos alunos.
Professores Bruno Cruz, Domingos Costa, Carla e Lurdes Santos, Deputado José Pureza e Verteador Rafael Batista
No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, o Clube Europeu teve a honra de receber no dia 12 de dezembro de 2016, no Agrupamento de Escolas de Penela, o deputado da Assembleia da República, Dr. José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda). A sessão, dinamizada pelos Coordenadores do Clube, decorreu na Biblioteca Escolar Salvador Dias Arnaut e contou com a participação de um público vasto, constituído por alunos do 3º ciclo, professores, assistentes operacionais, o Subdiretor do Agrupamento, Dr. Bruno Cruz, e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Penela, Dr. Rafael Batista.
Através de um diálogo constante com os alunos, o deputado José Manuel Pureza orientou a sessão no sentido de facilitar a abordagem do tema escolhido para debate na edição do Parlamento dos Jovens deste ano letivo, Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!, apresentando, de forma resumida, o que é a Constituição, a sua história e estrutura.
Cartaz Parlamento dos Jovens Edição 2016/2017 | Ensino Básico
Realçando o facto de em 2016 se celebrarem os 40 anos da Constituição da República Portuguesa, o deputado José Manuel Pureza salientou a pertinência do tema e desafiou os alunos a fazer da presente edição do Parlamento dos Jovens um grande debate sobre os direitos e os deveres consagrados na Constituição, bem como sobre a organização económica e política do país.
Resultado de imagem para 40 anos constituição portuguesa
A sessão terminou com o deputado José Manuel Pureza a responder às questões da plateia. De um modo geral, a sessão prendeu a atenção dos participantes, que se revelaram particularmente atentos, interessados e interventivos. Os professores organizadores consideram que este debate de ideias foi francamente positivo, já que permitiu alargar os horizontes culturais de todos os intervenientes.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz