Dia da RÁDIO

13 FEV 2017 é o Dia Mundial da Rádio. Este foi o dia em que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para seis países.
A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.
O tema para o Dia Mundial da Rádio 2017 é A Rádio és tu. 
A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos. É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.
A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.
O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais. No campo educacional, as novas tecnologias potenciam a democratização da produção e recepção do conhecimento e da informação.
Resultado de imagem para rádio escolar
Para a criação de uma rádio escolar, um dos primeiros passos, para além de do nome da rádio, é a construção de um projeto que esteja vinculado ao Projeto Educativo da Escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e o tipo de programação a difundir. Para definir o formato da programação é preciso decidir se os programas serão noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz