Campanha Laço Azul

 A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA. quando uma avó, Bonnie W.Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história de Bonnie Finney refere-se aos maus tratos dados à sua neta pela própria mãe e seu namorado, os quais já tinham morto o seu neto por espancamento . E porquê azul? Porque Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, seria uma referência constante na proteção das crianças contra os maus tratos. Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó ao neto, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram como consequência do abuso infantil e como forma de fortalecer as comunidades na prevenção do abuso e da negligência infantil. As fitas azuis correspondem a uma iniciativa de sensibilização e é uma oportunidade para nos lembrarmos da nossa responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus tratos.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz