Campanha Laço Azul
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon)
iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA. quando uma avó, Bonnie W.Finney,
atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se
questionassem. A história de Bonnie Finney refere-se aos maus tratos dados à sua neta pela própria mãe e seu namorado, os
quais já tinham morto o seu neto por espancamento .
E porquê azul? Porque Bonnie Finney não queria
esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O
azul, que simboliza a cor das lesões, seria uma referência constante na proteção das crianças contra os maus tratos. Esta campanha,
que começou como uma homenagem desta avó ao neto, expandiu-se e, atualmente,
muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles
que morreram como consequência do abuso infantil e como forma de fortalecer
as comunidades na prevenção do abuso e da negligência infantil. As fitas azuis correspondem a uma iniciativa de sensibilização e é
uma oportunidade para nos lembrarmos da nossa responsabilidade coletiva e
comunitária para a prevenção dos maus tratos.