Outono

No hemisfério norte, onde se situa Portugal, o OUTONO começou em 22 de setembro de 2017 e prolonga-se até 21 de dezembro de 2017. O início do outono é também conhecido como equinócio do outono.
A palavra equinócio deriva do latim aequinoctiumcomposto pelas palavras aequus (igual) e nox (noite) porque nesta altura os dias e as noites, com aproximadamente 12 horas, têm a mesma duração, são iguais.

OUTONO
por Miguel Torga

Tarde pintada
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas.
Canção do OUTONO
por Cecília Meireles

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz