A Terra TREME

13 OUT 2017 é o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, por decisão da ONU. A data foi criada em 1989 com o objetivo de alertar as nações para a necessidade de adoção de políticas protecionistas relativamente aos desastres naturais.
A TERRA TREME – Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico
Promovido pela ANPC (Autoridade Nacional para a Proteção Civil), e inserido nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofeseste exercício pretende sensibilizar as diferentes comunidades para a preparação e autoproteção para o risco sísmico.
O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo. No dia 13 OUT 2017, às 10h13, todas as pessoas, onde quer que estejam, são convidadas a participar no exercício nacional, e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Trata-se de uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança. A simulação foi realizada no Agrupamento de Escolas de Penela, com a coordenação do professor Gabriel Marques.
 A Terra Treme - Escola Básica de Penela
 
 
 
 

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz