Dia de Timor-Leste

Resultado de imagem para Dia de Timor-Leste
Em Timor-Leste o dia 7 de dezembro é feriado e chama-se Dia dos Heróis Nacionais.
Foi a 7 de dezembro de 1975 que ocorreu a invasão e ocupação indonésia de Timor, com a operação Komodo. Portugal denunciou a invasão e cortou relações diplomáticas com a Indonésia no mesmo dia, abandonando a administração portuguesa o território a 8 de dezembro de 1975.
Timor-Leste, oficialmente República Democrática de Timor-Leste, conseguiu a sua independência de Portugal em 28 NOV 1975 e o fim da ocupação da Indonésia a 20 de maio de 2002.
Antes da chegada dos portugueses a Timor, no século XVI, já outros povos (chineses, malaios, javaneses) visitavam esta terra para fazerem comércio de sândalo. Os povos de Timor não conheciam a escrita. Foram estes estrangeiros os primeiros a deixar alguns apontamentos sobre a ilha e os seus habitantes. no entanmto, foram os portugueses os primeiros a estabelecerem-se permanentemente, atravé dos missionários católicos. Gradualmente, começaram a aparecer monografias, dicionários, livros de orações em línguas locais. Um dos mais conhecidos é A Ilha Verde e Vermelha de Timor, de Alberto Osório de Castro, publicado na Seara Nova, em 1928.
Resultado de imagem para A Ilha Verde e Vermelha de Timor
Trata-se de um livro de viagens, escrito em prosa poética, cheio de informações exaustivas sobre a ilha, a sua natureza e as suas gentes. Foi, recentemente, reeditado pelas Edições Cotovia.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz