Educação Musical

Resultado de imagem para Dia do Violino
O Dia do Violino celebra-se a 13 DEZ. A data insere-se nas festividades natalícias, onde o instrumento tem um papel relevante. 
Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, exigindo músculos fortes nos braços e um ouvido apurado.
Imagem relacionada
A origem do violino remonta ao século IX, entre a Europa e a Ásia, com os cavaleiros turcos e mongóis a tocarem um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo.
O violino, com as características atuais, surgiu na Itália no século XVI, com algumas modificações no século XVIII.
Andrea Amati construiu o violino mais antigo, semelhante ao atual, em 1555. Foram alunos de Amati os célebres Antonio Stradivari e Andrea Guarneri, que se tornaram dos melhores criadores de violinos do mundo.  
Os violinos construídos por Stradivari são dos mais procurados por colecionadores e músicos. Existindo ainda cerca de 650 violinos, os leilões destes violinos atingem valores impressionantes. 
No Museu Ashmolean Museum de Oxford encontra-se O Messias, o violino mais valioso e famoso do mundo, construído por Stradivari, em 1716, e muito bem conservado.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz