Senhora das Candeias


Resultado de imagem para Nossa Senhora das Candeias
Hoje, 02 FEV 2018, é o Dia de Nossa Senhora das Candeias. 
Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são apenas alguns dos nomes atribuídos a Maria, Mãe de Jesus, celebrada neste dia.
Resultado de imagem para Nossa Senhora das Candeias
História de Nossa Senhora das Candeias.
Dia 2 de fevereiro é o dia da Apresentação de Jesus no Templo, quarenta dias após o seu nascimento. É, também, o dia de purificação de Nossa Senhora. Segundo a lei de Moisés, após darem à luz, as mulheres ficavam impuras, devendo visitar o Templo de Jerusalém quarenta dias após o parto. Nesse dia deviam-se apresentar ao sacerdote e realizar um sacrifício para se purificarem.
Foi com base na apresentação do Menino Jesus pela Virgem Maria e por José diante de Simeão que nasceu a celebração do Dia de Nossa Senhora das Candeias. Jesus é a luz que ilumina o mundo. A partir do séc X, existe a tradicional procissão das velas oara recordar este acomtecimento.
Nossa Senhora das Candeias é a padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária. Em Portugal, onde se realizam muitas procissões em sua honra, Maria é o orago de dezenas de freguesias com o nome de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da PurificaçãoEm Portugal, esta festa começou a ser celebrada a partir do séc XV.  Com a expansão marítima de Portugal, o culto a Nossa Senhora das Candeias espalhou-se pelo mundo, especialmente no Brasil.
Segundo a religiosidade popular, se estiver sol no Dia da Senhora das Candeias, o inverno está a chegar, mas se estiver a chover, o inverno está a acabar.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

Era uma vez... e Histórias pela Paz

99 anos de Saramago - O Início do Centenário