Laço Azul

O Agrupamento de Escolas de Penela realizou várias atividades para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.
Uma das primeiras atividades desta iniciativa foi a distribuição de laços azuis, o símbolo desta campanha de prevenção. Foram apresentados documentos nas aulas de Educação para a Cidadania e de educação Sexual sobre a Violência Doméstica e Infantil. O Psicólogo Escolar realizou algumas atividades relativas ao bullying.
A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.
O Movimento Laço Azul nasceu em 1989, na Virgínia, EUA. Este movimento conta a história de Bonnie Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.
As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos corpos das crianças. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz