Dia da Mãe


O Dia da Mãe celebra-se no 1º domingo do mês de maio. Em Portugal, o Dia da Mãe era a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal. Passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, Mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.
Uma sociedade sem as mãe seria uma sociedade desumana porque a mãe tem sempre presente, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação, a força moral. o primeiro amor que toda a pessoa experimenta é o dos pais mas é sobretudo no sorriso materno que a criança encontra a primeira e feliz mensagem de acolhimento.
MÃE
Pressinto os teus passos
Na solidão que me envolve.
Travo a respiração,
Preparo os abraços
E pára-me o coração.
Tudo se dissolve.
Aquilo que eu vejo,
É apenas o meu desejo
Que não vejo aproximar.
E neste silêncio profundo
Quero andar e não consigo.
Pólos do mesmo íman
Só se conhecem, partindo.
Acordo deste marasmo
De vida e,
Procuro-te no silêncio,
No que resta de mim,
De nós, e da ausência.
A noite ficou suspensa
E o vazio chegou.
Tanto te chamei, Mãe!
E tu nunca respondeste,
Ou não entendi o que disseste.
Sons ocos, divergentes.
Tanto esperei!
E tu não vieste
Como prometeste.
José Carlos Teixeira
Licenciado em Engenharia Química
Professor no Agrupamento de escolas de Penela

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz