Eça de Queirós - Autor de Outubro

Em OUTUBRO, a Biblioteca Escolar destaca o escritor português Eça de Queirós. Nasceu em 1845 e morreu em 1900. Natural da Póvoa do Varzim, pertencia à burguesia. Estudou Direito Na Universidade de Coimbra. Participou nos movimentos estudantis e literários dirigidos por Antero de Quental e Teófilo Braga. Iniciou a sua carreira de romancista sob a dupla influência da teoria da arte realista e da crítica proudhoniana da sociedade burguesa.
Na literatura, Eça recusa a arte pela arte. Reage contra o Romantismo, expressão do sentimento, e promove o Realismo, expressão do caráter. Torna-se um crítico do homem, condenando aspetos negativos da sociedade portuguesa. Para Eça, a família apresenta o defeito da ausência completa de vida social nas mulheres, devido a uma educação que se baseia na literatura romântica. A política reduz-se a uma intriga de indivíduos ignorantes e eticamente medíocres.
Eça de Queirós insiste nos problemas propriamente culturais, como a literatura e a educação: uma educação viciada e a literatura romântica.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz