Mensagens

Ler e Interpretar TEXTOS

Imagem
Para interpretar um texto precisas de saber os passos a serem dados, ter cuidados com os vícios e conhecer os níveis da leitura. Tu sabes ler bem? Identificas as ideias do texto facilmente? Confere a seguir e tira as tuas dúvidas. -   Três questões básicas  Uma boa medida para avaliar se o texto foi bem compreendido é a resposta a três questões básicas: I -   Qual é o assunto de que o texto está a tratar?  Ao tentar responder a esta pergunta, o leitor será obrigado a distinguir as questões secundárias da principal, isto é, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor não sabe dizer o que o texto trata, ou sabe apenas de maneira genérica e confusa, é sinal de que ele precisa ser lido com mais atenção ou de que o leitor não tem reportório suficiente para compreender o que está a ler. II -   Qual é a opinião do autor sobre a questão em discussão? Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Uma leitura correta não terá

Ler e Escrever...

Imagem
A aprendizagem da leitura e da escrita está condicionada a diversos fatores, que poderão contribuir para um bom ou mau desempenho da aprendizagem e para o desenvolvimento eficaz da linguagem escrita. A escrita apresenta, em qualquer língua, aspetos da fala. A leitura deve ultrapassar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, é, antes de tudo, uma compreensão e entendimento da expressão escrita.  O professor que trabalha com o ensino de leitura e escrita deve reconhecer a estrutura e organização do sistema gráfico para criar estratégias de ensino, de acordo com sua visão profissional.  Deve-se reconhecer a estrutura da língua e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos para que se possam tornar instrumentos de intervenção que possibilitem levar os alunos a superar obstáculos.  Além de possuir conhecimentos referentes ao ensino da disciplina, o professor deve mostrar aos alunos que cada letra (grafema) é representada por unidades sonoras (fonemas), facto q

Hora do Conto Infantil...

Imagem
A Biblioteca tem procurado sempre incentivar a leitura nas crianças e outras atividades relacionadas com contos. Existem algumas maneiras de tornar a história mais interessante e compreensível. O interlocutor pode, por exemplo, mudar a entoação de cada personagem alimentando, deste modo, o imaginário infantil.  Quando se identifica com um conto, a criança presta atenção.  Quanto mais calma e sorridente se mostra, maior é a indicação do seu envolvimento no mundo do imaginário. As crianças que crescem ouvindo histórias estão  mais preparadas para enfrentar as dificuldades. 

Concurso de LEITURA EXPRESSIVA

Imagem
Na semana de 13 a 17 de maio , inserido no projeto de promoção da leitura, realizou-se a fase final do C oncurso de L eitura E xpressiva,   dinamizado pela Biblioteca Escolar em articulação com os departamentos curriculares do 1º CEB e de Línguas.  Com a temática O Mar , o concurso abrangeu as três línguas lecionadas no agrupamento e envolveu   alunos desde o 1º ao 9º anos de escolaridade. Depois de selecionados, em sala de aula, pelos respetivos docentes, os candidatos de cada turma mostraram as suas excelentes capacidades de leitura. Todos os intervenientes no concurso: equipa da BE, alunos, professores e Direção participaram com muito empenho e entusiasmo nesta atividade.  O Júri congratulou-se pela prestação de todos os elementos a concurso e   decidiu os premiados, atribuindo-lhes um diploma.  Todos os restantes receberam certificados de participação.

Desenvolver a Literacia e o Gosto pela Leitura

Imagem

Ler, ler mais...

Imagem

Semana da LEITURA expressiva e...

Imagem
13 - 17 MAIO 2013 QUE A LEITURA SEJA EXPRESSIVA É PRECISO QUE HAJA: - MUDANÇA DE ENTOAÇÃO   Para que a leitura seja expressiva a voz tem de subir e de descer Sobe no início da frase e desce no fim (sobe ligeiramente quando se trata de uma pergunta) a voz também sobe e desce para destacar algumas palavra sou frases (por exemplo, para distinguira fala de uma personagem da fala do narrador). Mudança de entoação ajuda a compreender onde começam e acabam diferentes ideias ou segmentos da frase. - MUDANÇA DE RITMO A leitura expressiva pressupõe que se acelere e abrande enquanto se lê obriga também a que haja pausas apropriadas – maiores, no final da frase, mais pequenas no meio, entre elementos lógicos A mudança no ritmo ajuda o ouvinte a compreender como é que as pequenas partes da frase se combinam. Quando se trata de ler poesia, é importante que os alunos percebam que a ideia completa – ou a frase – não corres