Ler e Escrever...

A aprendizagem da leitura e da escrita está condicionada a diversos fatores, que poderão contribuir para um bom ou mau desempenho da aprendizagem e para o desenvolvimento eficaz da linguagem escrita. A escrita apresenta, em qualquer língua, aspetos da fala. A leitura deve ultrapassar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, é, antes de tudo, uma compreensão e entendimento da expressão escrita. O professor que trabalha com o ensino de leitura e escrita deve reconhecer a estrutura e organização do sistema gráfico para criar estratégias de ensino, de acordo com sua visão profissional. Deve-se reconhecer a estrutura da língua e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos para que se possam tornar instrumentos de intervenção que possibilitem levar os alunos a superar obstáculos. Além de possuir conhecimentos referentes ao ensino da disciplina, o professor deve mostrar aos alunos que cada letra (grafema) é representada por unidades sonoras (fonemas), facto que pode dificultar a compreensão do processo de leitura. Criar oportunidades para que a criança tenha mais contacto com o alfabeto, com as palavras, com os textos, pode levá-los a entender melhor a pronúncia e a escrita de determinadas palavras, que lhes causam confusão. Explicar a origem das mesmas poderá facilitar esse processo. É bom ter o dicionário como aliado porque poderá auxiliar no desempenho das atividades de leitura e de escrita.

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