Mensagens

Dia Mundial da TERRA

Imagem
O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Tendo por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. Os grupos ecologistas aproveitam o Dia da Terra como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia d

Prevenção Contra os Maus-tratos na Infância

Imagem
Abril é o mês de Prevenção Contra os Maus-tratos na Infância . Em Portugal, a Caritas Diocesana de Coimbra está a promover a Campanha Laço Azul. Laço Azul humano formado por toda a comunidade educativa da Escola Básica Infante D. Pedro de Penela O Movimento Laço Azul tem a sua origem em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1989. Nesse ano, Bonnie Finney divulgou a história trágica dos maus-tratos aos seus netos. Para despertar consciências e sobretudo suscitar questões, a avó atou à antena do seu automóvel uma fita azul, a cor das nódoas negras dos seus netos. A fita servia de referência para contar os acontecimentos dramáticos e alertar para a problemática dos maus-tratos na infância. Esse primeiro laço deu origem a um movimento, que rapidamente ganhou dimensão mundial.

Dia Internacional do Livro Infantil

Imagem
No passado 2 de abril de 2015, celebrou-se o  Dia Internacional do Livro Infantil . A data foi escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen .  Nascido no dia 2 de abril de 1805, Andersen foi o primeiro escritor a criar histórias com linguagem adaptada para as crianças . A literatura infantil é um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que é motivada para a leitura certamente será um adulto leitor. Para divulgar a literatura e assim conquistar novos adeptos, foi instituído o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a cada 2 de abril.  Escreveu  O Soldado de Chumbo ,  A Polegarzinha ,  A Gata Princesa e a Ervilha ,  O Patinho Feio , O Rouxinol , etc. A primeira coletânea de contos infantis surgiu no século XVII, na França, organizada por Charles Perrault , considerado o pai da literatura infantil . Escreveu O Barba Azul , A Bela Adormecida , A Gata Borralheira , O Gato das Botas , As Fadas , etc.

Viver de Trocas...ANDRESA SALGUEIRO

Imagem
Andresa Salgueiro, psicopedagoga e Carla Raimundo, professora bibliotecária Andresa Salgueiro veio até Penela falar a alunos e professores,sobre o seu estilo de vida. É psicopedagoga. Em 2011, decidiu despedir-se do seu trabalho efetivo e viver durante 1 ano com cerca de 1000 € e muitas trocas, com o objetivo de procurar uma vida mais humana e feliz.

Momento LÊ AGORA

Imagem
No contexto da Semana da Leitura , a atividade  LÊ AGORA provocou a participação de toda a comunidade escolar.

Semana da Leitura em Portugal

Imagem

Estratégias para facilitar a leitura de crianças com deficiência e disfunções

Imagem
A leitura é uma atividade que faz parte do cotidiano de crianças (pelo menos deveria fazer!), seja como atividade educacional ou de lazer.  E, independente da finalidade da leitura, uma coisa é certa: para que esta seja uma atividade ativa para crianças com disfunções e/ou deficiências são necessárias adaptações. Aqui estão estratégias para usar e ajudar a facilitar a participação/compreensão da criança com disfunção e/ou deficiência durante a leitura: Escolha livros que são cognitivamente apropriados para a idade da criança ou grupo Preste atenção, não estamos falando de idade cronológica, estamos falando de desenvolvimento cognitivo.  Se a criança de 10 anos está funcionando cognitivamente como uma criança de 2 anos, escolha um livro apropriado. A temática pode até ser para uma criança de 10 anos, mas é necessário adaptar a história para as capacidades e necessidades cognitivas de uma criança de 2. Sempre dê escolhas, pergunte que livro a criança quer ler . Motivação e i