Dia Internacional da Música

A música tem-se revelado de extrema importância na vida da humanidade, desde os primórdios da civilização. A intenção de exprimir sentimentos e emoções por meio de instrumentos e/ou de vozes e de combinar os sons de modo agradável ao ouvido sempre fez parte das motivações e dos interesses do ser humano, à medida que ia construindo a sua história. Naturalmente que, ao longo dos tempos, a música foi fazendo parte da cultura de cada país, identificando e moldando pessoas e pensamentos, marcando factos históricos, motivando e apoiando. É graças à música que, muitas vezes, nos lembramos de momentos especiais, de pessoas e de lugares e que nos motivamos, emocionamos e divertimos. O Dia Mundial da Música, instituído pelo International Music Council, uma organização não-governamental (fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO), comemora-se todos os anos a 1 de outubro, desde 1975. A intenção do Music Council era a de promover a arte musical em todos os setores da sociedade e de aplicar os ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências. Hoje, e passadas mais de três décadas, a data continua a ser assinalada, com maior ou menor relevância, em todo o planeta.
Como já vem sendo hábito, a Escola Infante D. Pedro não ficou indiferente a esta comemoração e assinalou a data com atividades do interesse da comunidade educativa. Organizou uma significativa exposição na Biblioteca para dar a conhecer alguns dos mais importantes intérpretes e compositores do mundo da música, bem como de livros, partituras, instrumentos, discos, cassetes, CD e aparelhos gravadores e reprodutores de sons. Para atrair a comunidade educativa e abrilhantar a exposição, durante os intervalos de 20 minutos, da manhã e da tarde do dia 1 de outubro de 2012, tiveram lugar, na Biblioteca Escolar Salvador Dias Arnaut,  breves e singelos apontamentos musicais abertos a toda a comunidade educativa. Numa articulação conjunta entre a equipa da Biblioteca e a professora de Educação Musical, ouviram-se e interpretaram-se dois sugestivos e interessantes trechos musicais com a colaboração de todos os presentes. O primeiro, a Suite Número 2, “Badinerie”, de Johann Sebastian Bach, considerado por muitos o maior compositor de música barroca, foi acompanhado através de batimentos rítmicos corporais (de pés e mãos) por alunos, professores e assistentes operacionais presentes dirigidos pela professora de Educação Musical, Manuela Carregado. O segundo (com um PowerPoint para que todos pudessem cantar), plagiando uma música dos “Fúria do Açúcar”, acompanhada à viola pela docente de Educação Musical com letra adaptada pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, a professora Sílvia Vieira, e do qual extraímos o seguinte excerto:

Eu gosto muito da BE,
de visitá-la e vê-la mudar,
sentar-me e ler um bom livro
e viajar sem sair do lugar.
Durante as leituras,
bem concentrados,
poderemos sonhar
e aprender mais,
sobre uma matéria qualquer.

Na BE, o saber está no ar.
Na BE, os livros estão a girar.
Na BE, a música pode vibrar.
Na BE, conseguimos estudar.
Na BE, o tempo passa a correr.
Na BE, tudo nos dá prazer.
Na BE, temos filmes p’ra ver.
Na BE, ficamos a saber!

Para finalizar, podemos dizer que foram momentos que proporcionaram alegria e boa disposição a todos aqueles que deles puderam participar.
                                                                       Domingos Costa

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz