Mês da BD


A Banda Desenhada (BD) baseia-se em duas componentes, o texto literário ou argumento e as imagens sequenciais, formando a figuração narrativa, que vale por si própria enquanto expressão literário-artística.
BD sempre tem sido usada, com alguma frequência, como forma subsidiária ou suporte de outras formas de expressão, designadamente a literatura, adaptando obras literárias importantes à forma desenhada sequencialmente.
É nesta perspetiva que a BD, funcionando como suporte visual, tem sido aproveitada nos manuais escolares, desde os anos de 1950, como é o caso do livro Mar Alto, dirigido por Virgílio Couto.
 
Neste livro de leituras várias - contos, poesias, histórias tradicionais - incluem-se várias obras literárias adaptadas à BD.

Vejamos um excerto da  versão de A Odisseia, uma adaptação textual do poema épico de Homero, por João de Barros e ilustrada por Rodrigues Neves:
Esta é a história gloriosa de Ulisses, o navegador das mil façanhas e ardis, o herói grego que - depois do cerco, tomada e incêndio de Tróia, cidade célebre da Ásia Menor - visitou as terras mais diversas, conheceu gentes estranhas, e enfeitiçou a alma de povos distantes. Num frágil navio, errou sobre as ondas incertas, cheio de angústia, transido de aflição, perseguido por monstros cruéis, abandonado de socorros.
Tudo venceu, afinal, mercê da inteligência, da audácia e, sobretudo, da sua clara e serena razão. 
 

 

 

 
 
 

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz