Halloween!

Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. A origem pagã do Dia das Bruxas tem a ver com a celebração celta de culto aos mortos.
No segundo milénio aC, os Celtas surgiram na Europa Central e difundiram sua religião, uma das mais antigas do mundo. A raiz filosófica-espiritual era baseada na reverência a duas grandes divindades: A Deusa-Mãe e o Deus Cornífero. No final séc II dC, com o avanço do Cristianismo, a Religião dos Celtas, chamada Druidismo, começou a desaparecer. No entanto, a sua existência histórica prolongou-se até ao séc V. 
No séc XX, algumas seitas procuram restaurar a bruxaria e magia celta. É o caso da Igreja ou Escola de Wicca. Esta recuperação da Religião Celta não tem qualquer fundamento histórico porque pouco se sabe sobre o Druidismo. 
O padroeiro dos Druidas era Dagda (representado com um Pau e um Caldeirão mágico), rei do Danu, tribo lendária irlandesa.

A BD do Astérix e Obélix fala das aventuras de um povo celta: os Gauleses. Nessas histórias está sempre presente a figura do druida e do seu caldeirão com a poção mágica: o Panoramix.
As crenças religiosas dos celtas também originaram muitos dos mitos europeus. Quando conquistados pelos Romanos, os deuses celtas perderam as suas características originais e passaram a ser identificados com as correspondentes divindades romanas. Posteriormente, com a ascensão do Cristianismo, o Druidismo foi gradualmente abandonado, sem nunca ter sido totalmente extinto. Está ainda hoje presente em muitos dos cultos de santos e nas crenças populares assimiladas pelo Cristianismo. Na literatura, as histórias relativas ao Rei Artur de Inglaterra e aos contos de fadas, como do Capuchinho Vermelho e d' Os Três Porquinhos são algumas das mais conhecidas.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar no ano seguinte. Os celtas acreditavam ser a única hipótese de vida depois da morte. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e fogueiras das suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e desfilavam ruidosamente nas ruas, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir. Neste dia, Celebravam, também, o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era o fim do verão e o início do inverno.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome no seu país e passou ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Carlos Freitas

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz