Os Adolescentes e a Leitura...

Motivar o gosto pelo livro e pela leitura nos jovens constitui actualmente um grande desafio.
Vários factores afastam-nos do universo literário e transportam-nos para o universo digital, cinematográfico e televisivo. 
O desenvolvimento e a rápida expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação fascinam cada vez mais os jovens, que dedicam grande parte do seu tempo à Internet. 
Além disso, obras literárias de autores consagrados tornam-se produções cinematográficas. Assim, os livros cedem o seu lugar ao comodismo do sofá confortável do cinema. 
No entanto, a motivação para o hábito de leitura constitui um objectivo da nossa escola. A nossa biblioteca tem alertado para os benefícios do livro, no actual contexto da Sociedade de Informação e Comunicação. 
Convém destacar que o prazer da leitura deve ser transmitido na infância e pelos pais, porque os hábitos de leitura e competências serão mais sólidos se forem adquiridos neste estádio da vida.
A prática da leitura faz-nos compreender que o livro e a leitura apresentam duas vertentes: a pedagógica e a lúdica.
Ler é uma actividade que pode assumir-se como um dever, uma necessidade básica, mas também como um passatempo. A vertente pedagógica encontra-se muito associada ao contexto escolar. 
Através do livro e da leitura aprendemos a ler, a escrever, a contar e a reflectir, adquirimos conhecimentos e valores.
 
O livro enriquece-nos e fortalece-nos, pois os conhecimentos difundidos através deste precioso instrumento, constroem a nossa identidade e estimulam o nosso sentido opinativo e crítico.
Quem não lê atrofia a sua inteligência e não progride do ponto de vista linguístico e cultural.


Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz