Dia do Beijo

Celebra-se hoje o Dia Internacional do Beijo. E, já agora, o beijo não tem apenas um caráter sentimental. É também um gesto simbólico, cultural e artístico.
Numa perspetiva antropológica, o beijo é o não dito, quando as palavras já não chegam para exprimir. A palavra beijo deriva do latim basium. Mas, em latim, existem três palavras para beijo: suavium (beijo amoroso), osculum (beijo de amizade ou beijo religioso) e basium (beijo amoroso ou beijo de saudação).
No geral, o beijo é uma forma geral de saudação, de exprimir amizade e respeito pelo outro. O facto de haver um Dia Internacional do Beijo significa que o beijo se banalizou, que corre o risco de perder o seu significado humano. Aliás, é no domínio amoroso que o beijo teve a sua origem e... o seu declínio.
Regra geral, entre os romanos, os iguais beijavam cara contra cara, na boca, na face. Os inferiores não tinha esta liberdade com os superiores. Quanto mais baixa era a condição de quem beijava, mais baixo era o sítio do beijo e o último devia beijar o chão. À medida que o estatuto ia subindo, o lugar do beijo subia também. Partindo dos pés, subia até à bainha da roupa, ao joelho e, finalmente, à mão.
Carlos Freitas

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz