08 DEZ 2016 - Solenidade da Imaculada Conceição
Padroeira de Portugal
Padroeira da Universidade de Coimbra
A História de Portugal regista dois momentos altos na recuperação da sua independência: a Revolução 1383-1385 e a Restauração de 1640.
Na Revolução de 1383-1385 destaca-se o significado da vitória alcançada por D. Nuno Alvares Pereira (atualmente, São Nuno de Santa Maria), em Atoleiros, a 6 de abril de 1384, e a eleição do Mestre de Aviz para Rei de Portugal, também a 6 de abril de 1385. Em 15 de agosto travou-se a Batalha de Aljubarrota, comandada por D. Nuno Alvares Pereira.
No movimento da Restauração destaca-se a coroação de D. João IV como Rei de Portugal, a 15 de dezembro de 1640, em Lisboa. D. João IV chega a morrer sem que a Santa Sé o reconhecesse oficialmente como rei de Portugal.
Solenidade da Imaculada Conceição liga estes dois acontecimentos na História de Portugal. Segundo a tradição foi o Condestável D. Nuno Alvares Pereira quem fundou a Igreja de Nossa Senhora do Castelo, em Vila Viçosa, e quem ofereceu a imagem da Virgem Padroeira, adquirida na Inglaterra. Este gesto do Contestável reconhece que a mística que levou Portugal à vitória veio da devoção do povo a Nossa Senhora da Conceição.
Aliás, já desde o berço, já aquando da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, havia sido celebrado um pontifical de ação de graças, em Lisboa, em honra da Imaculada Conceição.
Resultado de imagem para Imaculada Conceição
A devoção a Nossa Senhora da Conceição revelou-se no gesto de D. João IV ao coroar a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal, em1646. Esta devoção à Imaculada Conceição foi igualmente assumida por todos os intelectuais, que, na Universidade de Coimbra, defenderam o dogma da Imaculada Conceição sob a forma de um juramento solene.
De tal modo a Imaculada Conceição caracterizou a espiritualidade dos portugueses, que, durante séculos, o dia 8 de dezembro foi celebrado como Dia da Mãe. O Papa S. João Paulo II incluiu no roteiro da Visita Pastoral a Portugal, de 1982, dois Santuários que unem o Norte e o Sul de Portugal: Vila Viçosa, no Alentejo, e o Sameiro, no Minho.
O dia 08 de dezembro transcende o Dia Santo dos Católicos e engloba também a comemoração da Independência de Portugal, que o dia 1 de dezembro celebra. 
O feriado do dia 8 de dezembro é religioso, mas é também celebrativo da cultura, da tradição, da espiritualidade e da identidade do povo português.
A Festa da Imaculada Conceição tem origem no Oriente cristão. Chega à Europa Ocidental com as Cruzadas Inglesas, nos séc. XI e XII. Foi sempre celebrada pelos franciscanos a partir de 1263 e será o franciscano Papa Sixto IV que a inscreverá no calendário litúrgico romano, em 1477.
Resultado de imagem para Imaculada Conceição
Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria, com a bula Ineffabilis Deus.
Carlos Freitas

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz