Importância da LEITURA
A educação
de base de todos os cidadãos é um ideal que caracteriza as sociedades modernas
contemporâneas. Neste sentido, a escola tem como missão fundamental contribuir
para o melhoramento da sociedade através da formação de cidadãos críticos,
responsáveis e sérios. Por isso, actualmente, e de acordo com o Relatório para
a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada
por Jacques Delors, tem sido sustentada a ideia da necessidade da educação
escolar trabalhar, para além da dimensão do saber, as dimensões do ser, do
formar-se, do transformar-se, do decidir, do intervir e do viver e conviver com
os outros. No entanto, para exercer uma cidadania activa, é indispensável o
domínio da leitura, uma vez que ele é determinante no desenvolvimento
cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão e
no enriquecimento cultural. Para além disso, só através do domínio desta
competência o cidadão pode ser autónomo e tomar consciência de si próprio e dos
outros, de forma a poder tomar decisões face à complexidade do mundo do século
XXI. De uma maneira geral, a escola básica não tem sido capaz de dotar os
cidadãos das competências essenciais à sua integração e intervenção na
sociedade, nem das capacidades imprescindíveis para criar respostas aos
complexos desafios com que frequentemente são confrontados, já que estudos
nacionais e internacionais realizados demonstram que Portugal revela níveis
baixos de literacia, significativamente inferiores à média europeia, nos jovens
em idade escolar.
É verdade que vivemos numa sociedade que
pouco valoriza e pouco desenvolve práticas de leitura. Os cidadãos,
maioritariamente, lêem muito pouco. Os alunos, segundo os testemunhos dos
professores, não lêem. O endeusamento do trabalho e o atrativo de outras formas
de lazer não deixam tempo para que seja dada à leitura o seu valor e a sua
importância como instrumento no acesso ao conhecimento, ao entretenimento e ao
prazer, embora seja consensual para a sociedade que é preciso inverter esta
situação, uma vez que é inegável o papel relevante que o acto de ler assume no
mundo contemporâneo.
A nível institucional, o Plano Nacional de
Leitura constitui uma tentativa de resposta aos níveis de iliteracia da
população em geral e, particularmente, dos jovens. À escola, ainda que não
exclusivamente, cabe a responsabilidade de praticar a leitura e de formar leitores,
já que é necessário desenvolver esta competência ao longo do percurso escolar
dos alunos. Consequentemente, aos professores são colocados inúmeros e
complexos desafios no ensino da leitura, vendo-se estes obrigados a dar as
respostas adequadas quer na forma quer no tempo. O grande repto será perceber o
papel, a importância e as funções da leitura nas sociedades contemporâneas,
procurando gerir com eficácia o presente e projectar o futuro.
seleção de http://www.cfaematosinhos.eu/A%20importancia%20da%20leitura_.pdf (16 DEZ 2016)