Importância da LEITURA

A educação de base de todos os cidadãos é um ideal que caracteriza as sociedades modernas contemporâneas. Neste sentido, a escola tem como missão fundamental contribuir para o melhoramento da sociedade através da formação de cidadãos críticos, responsáveis e sérios. Por isso, actualmente, e de acordo com o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, tem sido sustentada a ideia da necessidade da educação escolar trabalhar, para além da dimensão do saber, as dimensões do ser, do formar-se, do transformar-se, do decidir, do intervir e do viver e conviver com os outros. No entanto, para exercer uma cidadania activa, é indispensável o domínio da leitura, uma vez que ele é determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão e no enriquecimento cultural. Para além disso, só através do domínio desta competência o cidadão pode ser autónomo e tomar consciência de si próprio e dos outros, de forma a poder tomar decisões face à complexidade do mundo do século XXI. De uma maneira geral, a escola básica não tem sido capaz de dotar os cidadãos das competências essenciais à sua integração e intervenção na sociedade, nem das capacidades imprescindíveis para criar respostas aos complexos desafios com que frequentemente são confrontados, já que estudos nacionais e internacionais realizados demonstram que Portugal revela níveis baixos de literacia, significativamente inferiores à média europeia, nos jovens em idade escolar.
É verdade que vivemos numa sociedade que pouco valoriza e pouco desenvolve práticas de leitura. Os cidadãos, maioritariamente, lêem muito pouco. Os alunos, segundo os testemunhos dos professores, não lêem. O endeusamento do trabalho e o atrativo de outras formas de lazer não deixam tempo para que seja dada à leitura o seu valor e a sua importância como instrumento no acesso ao conhecimento, ao entretenimento e ao prazer, embora seja consensual para a sociedade que é preciso inverter esta situação, uma vez que é inegável o papel relevante que o acto de ler assume no mundo contemporâneo.
A nível institucional, o Plano Nacional de Leitura constitui uma tentativa de resposta aos níveis de iliteracia da população em geral e, particularmente, dos jovens. À escola, ainda que não exclusivamente, cabe a responsabilidade de praticar a leitura e de formar leitores, já que é necessário desenvolver esta competência ao longo do percurso escolar dos alunos. Consequentemente, aos professores são colocados inúmeros e complexos desafios no ensino da leitura, vendo-se estes obrigados a dar as respostas adequadas quer na forma quer no tempo. O grande repto será perceber o papel, a importância e as funções da leitura nas sociedades contemporâneas, procurando gerir com eficácia o presente e projectar o futuro.
seleção de http://www.cfaematosinhos.eu/A%20importancia%20da%20leitura_.pdf (16 DEZ 2016)

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz