Steve Biko - um grito de liberdade

Stephen Bantu BIKO, ou Steve Biko, nasceu em 18 de dezembro de 1946 e morreu em 12 de setembro de 1977, aos 30 anos, após ser preso e torturado. Ativista contra o apartheid da África do Sul na década de 1960 e 1970. Fundou o Movimento da Consciência Negra. que se destinava a eliminar a noção de que as características físicas dos negros — como cor da pele, detalhes do rosto e cabelos — seriam feias. O movimento também incentivava homens e mulheres a pararem de esconder as suas características africanas, ou seja, a deixarem de alisar o cabelo, clarear a pele, etc. 
Em 18 de agosto de 1977, Biko foi preso e interrogado por oficiais da polícia. O interrogatório durou 22 horas, com tortura e espancamentos que resultaram em coma. 
Em 11 de setembro de 1977, a polícia resolveu levá-lo, nu e algemado, para uma prisão hospitalar mas ele morreu no dia a seguir, em 12 de setembro de 1977. A polícia divulgou que sua morte foi resultado de uma prolongada greve de fome, mas a autópsia revelou múltiplas contusões e escoriações. A sua morte deveu-se a uma hemorragia cerebral. 
A notícia espalhou-se rapidamente. O funeral foi assistido por mais de 10 mil pessoas, incluindo numerosos embaixadores e outros diplomatas da Europa Ocidental e dos Estados Unidos. 
Em 1978, a Justiça sul-africana decidiu que não havia provas suficientes para acusar os oficiais de homicídio. Em outubro de 2003, o Ministério da Justiça Sul-Africano anunciou que os cinco policiais acusados de matar Biko não seriam processados por insuficiência de provas.
Steve Biko tinha grande preocupação com o desenvolvimento de uma consciência negra. Pensava que tal desenvolvimento teria duas fases: a primeira seria de libertação psicológica e a segunda de libertação física. A bibliografia aprecia fazer a ligação entre Biko e a não-violência de Gandhi e Martin Luther King, mas ele sempre entendeu que a libertação física só se daria fora das realidades políticas do apartheid. 
As circunstâncias brutais da morte de Biko tornaram-no um mártir e um símbolo da resistência negra ao regime de apartheid
Nelson Mandela disse a respeito de Biko: Eles tiveram que matá-lo para prolongar a vida do apartheid.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz