Penela Presépio

Adoração dos Magos
Termina hoje, Dia de Reis (ou Epifania) o Ciclo do Natal. Os alunos do 1º Ciclo de Penela fizeram uma visita ao Presépio da Vila de Penela, situado no Castelo.
O Natal e a Epifania (tradicionalmente conhecido como Dia de Reis) surgem na Igreja como duas festas idênticas. Em lugares distintos, em datas e com designações diversas, mas com o mesmo conteúdo fundamental.
O Dia de Reis ou Epifania é uma das festas tradicionais em todo o mundo católico. A tradição popular ligou sempre a Festa da Epifania ao episódio dos Magos.
Em primeiro lugar, a Epifania não se centra num facto ou episódio concreto. Tanto o Natal como a Epifania celebram o mistério da manifestação do Senhor. Apesar de, na Epifania, se fazer referência aos Magos, o que é fundamental para a Igreja é o mistério da manifestação de Deus.
A história dos Magos, (Baltazar, Melchior ou Belchior e Gaspar) montados nos seus camelos, tem um fundamento bíblico. Os Magos do Oriente simbolizam a aceitação de Jesus Cristo por parte dos pagãos. os magos, depois de adorarem o Messias, entregaram-lhe os presentes (procedimento típico entre reis): ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza de Jesus; o incenso, significa a sua natureza divina, sinal da sua santidade e da sua função sacerdotal e a mirra (erva amarga que era usada para embalsamar os cadáveres), significa a sua natureza humana.
Segundo a tradição, até o ano 474 os seus restos mortais estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, e, mais tarde, foram trasladados para a catedral de Milão, em Itália. Em 1164 foram transferidos para a cidade de Colónia, na Alemanha, onde foi erguida a Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
Resultado de imagem para catedral dos reis magos






Os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento visitaram hoje o Presépio de Penela.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz