Fátima 1917 - 2017

Em 13 MAIO 2017, no Centenário das Aparições de Fátima, o Papa Francisco canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta, durante a sua visita ao Santuário.
Nem sempre os santos são canonizados nas suas terras de origem. Francisco Marto e Jacinta Marto eram irmãos e, juntamente com a sua prima Lúcia, viram Maria na Cova da Iria no dia 13 de Maio de 1917. Apesar da repressão de que foram alvo por parte das autoridades civis e eclesiásticas, as crianças mantiveram-se firmes nas suas afirmações e as aparições foram-se sucedendo, culminando no milagre do Sol, testemunhado por milhares de pessoas, em Outubro de 1917. Francisco e Jacinta acabaram por morrer ainda crianças, vítimas de doença. As canonizações de crianças são raras na Igreja católica e esta fará de Jacinta Marto a mais nova santa não-mártir da Igreja, com apenas nove anos.
Para que a canonização fosse possível foi necessário a Igreja reconhecer a realização de um milagre por intercessão dos pastorinhos. As novas regras da Congregação para as Causas dos Santos impede os envolvidos no processo de divulgar detalhes desse milagre, sobretudo quando o miraculado é um menor. A criança em causa é do Brasil. compete à família falar sobre o assunto se assim o entender.
O primeiro milagre que motivou a beatificação dos dois videntes, em 2000, refere-se à cura de Maria Emília dos Santos, em 1987, que sofria de paralisia há 22 anos. O facto de ter recomeçado a andar acreditou que se deveu à intercepção dos Pastorinhos Francisco Marto e Jacinta Marto, de quem era devota. Antes do reconhecimento formal do milagre, a mulher teve de passar vários dias em Roma, onde foi examinada por vários médicos. 
A canonização de Francisco Marto (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados a 13 MAIO 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, dependia do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão.
Resultado de imagem para criança brasileira curada
O caso considerado como milagre que motivou o processo de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, foi a cura de uma criança brasileira, que na época tinha seis anos. A criança estava em casa do avô, a brincar com uma irmã, quando caiu, por acidente, de uma janela, de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo craniano, com a perda de massa encefálica. A criança foi levada ao hospital, em coma, e operada. Segundo os médicos, a criança, caso sobrevivesse, passaria a viver em estado vegetativo ou, na melhor das hipóteses, com graves deficiências cognitivas. Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado qualquer dano neurológico ou cognitivo. Em 02 FEV 2007, uma equipa médica, consultada pelo Vaticano, deu parecer positivo unânime sobre o caso, como sendo uma cura inexplicável do ponto de vista científico. No momento do acidente, o pai da criança invocou Nossa Senhora de Fátima e os dois Pastorinhos. 
Em relação aos milagres, a Congregação para as Causas dos Santos promove uma consulta médica sobre a alegada cura, para saber se a mesma é inexplicável segundo a ciência atual; o caso é depois submetido à avaliação de consultores teológicos e de uma sessão de cardeais e bispos. A aprovação final depende do Papa, que detém a competência exclusiva de reconhecer uma cura como verdadeiro milagre.
A beatificação é quando o Papa declara alguém Beato (ou Bem-Aventurado), a canonização é quando o Papa declara que um beato é Santo. Com a beatificação a Igreja permite que se preste culto público ao Beato apenas em algumas regiões, ou seja, nas regiões onde ele viveu. Na canonização esse culto é obrigatório em todo o mundo católico.
por Carlos Freitas

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz