Dia Mundial da Ciência

O objetivo do Dia Mundial da Ciência é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Resultado de imagem para science
Para comemoração do Dia Mundial da Ciência, realizou-se um cineforum no Auditório Municipal de Penela, com a apresentação do filme Perdido em Marte, de Ridley Scott, realizado em 2015. O debate foi orientado pelo Doutor Rui Jorge Agostinho, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Resultado de imagem para The Martian
Filme Perdido em Marte
Durante uma missão tripulada a Marte, o astronauta Mark Watney e os seus companheiros são violentamente arrastados por uma tempestade de areia. Devido a este incidente, a missão é abortada e Mark, que todos julgam morto, é deixado para trás. Mas Watney sobreviveu. Encontra-se sozinho e sem saber o que fazer em Marte. Com mantimentos para apenas 50 dias, vai ter de encontrar uma forma de enviar um pedido de socorro à Terra e, simultaneamente, arranjar uma maneira de fazer crescer alimentos que o ajudem a sobreviver o máximo de tempo naquele planeta hostil. Quando, sem que alguém esperasse, o seu apelo é recebido pela NASA, a milhões de quilómetros de distância, cientistas de todo o mundo juntam-se para o tentarem trazer de volta. Quando todos concluem que nada há que possa ser feito, os seus colegas de tripulação decidem desobedecer às ordens e arriscar uma ousada missão de resgate…
Imagem relacionada
Mark Watney, sem possibilidade de sobreviver, recorre à ciência. Como botânico, graduado pela Universidade de Chicago, improvisa uma estufa no interior do alojamento, em Marte. Aumenta a autonomia do rover servindo-se de baterias do outro rover danificado. 
Numa tentativa de comunicar com a NASA, dirige-se ao local onde se encontra a sonda Mars Pathfinder, lançada em 1997, para a recuperar. Dirige-se à sede do Laboratório de Propulsão a Jato para examinar uma réplica da sonda. Em Sol 109, Watney consegue reativar a Pathfinder. 
Sete meses depois, em Sol 461, Watney deixa o alojamento a bordo do rover e dirige-se à cratera Schiaparelli, onde está instalado o VAM, veículo de chegada a Marte. Seguindo as instruções da NASA,  ele sai do planeta para a interceptação com a Hermes.
De volta a terra, Watney torna-se instrutor da NASA para aspirantes a astronautas. A missão Ares V é lançada.
Resultado de imagem para The Martian

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz