ACAPO

Resultado de imagem para acapo
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 03 DEZ, é hoje comemorado na Escola Básica do Espinhal com a presença da ACAPO. Colaboram nesta iniciativa professores, alunos, auxiliares, encarregados de educação, a Biblioteca Escolar e a ACAPO.
A ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1989. Trabalha para a inclusão social das pessoas com deficiência visual e promoção da sua qualidade de vida. Tem como missão a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, tendo em vista a sua plena integração socioprofissional. Embora recente, possui uma das mais antigas histórias do movimento associativo de deficientes em Portugal, que pode ser consultada em http://www.acapo.pt.
Resultado de imagem para santa odília
Curiosamente, e neste contexto, celebra-se hoje, dia 13 DEZ 2017, o dia de Santa Odília (séc VII-VIII). Cega de nascença, a santa foi rejeitada pelo pai Aldarico, duque governante de Alsácia, que desejava um filho para o suceder. Odília foi assim entregue a um mosteiro, sendo educada por religiosas. Aos 12 anos Odília recebeu a visita bispo Heraldo, que se dirigiu ao mosteiro por ordem de um anjo que lhe tinha dito para batizar uma menina cega. As religiosas mostraram-lhe a jovem cega, que o bispo batizou com o nome de Odília, segundo as indicações do anjo, um nome que significa luz de Deus. Heraldo batizou Odília dizendo: que os teus olhos do corpo se abram, como foram abertos os teus olhos da alma. Odília começou milagrosamente a ver e recebeu o dom da profecia, tornando-se numa das grandes místicas cristãs, com previsões assustadoramente reais. A santa faleceu a 13 de dezembro de 720, sendo sepultada no mosteiro de Hohenbourg ao qual acorrem muitos fiéis que passam água da fonte do mosteiro nos olhos para se curarem. Odília é a padroeira da Alsácia. Tal como Santa Luzia, também comemorada neste dia, é invocada contra os problemas de visão.
Resultado de imagem para Santa Luzia
Neste contexto, também hoje se celebra Santa Luzia, nome popular de Santa Lúcia de Siracusa (séc III-IV). A história de Santa Luzia está repleta de devoção e de sofrimento. Perdendo o pai ainda em criança e tendo a mãe doente, Luzia dedicou a sua vida a Cristo e deu todos os bens da sua família aos necessitados. Um abastado jovem pagão, por ela apaixonado, denunciou a sua fé ao imperador, acabando a santa por sofrer martírios por recusar negar a sua crença. 
A santa foi atirada ao fogo, mas saiu dele sem marcas. Um soldado tirou-lhe os olhos e entregou-os num prato à santa, mas milagrosamente nasceram novos olhos no seu rosto, ainda mais belos. Após os vários martírios falhados, a santa foi degolada, a 13 de dezembro de 304.
Santa Luzia é assim a santa da visão, a padroeira dos oftalmologistas e das pessoas com problemas de visãoFoi uma das santas mais populares da Antiguidade, com 20 templos em Roma. Em Portugal encontra-se o Santuário de Santa Luzia no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde se encontra uma visão magnífica sobre a cidade, o vale, o mar e o rio Lima.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz