Hoje é o Dia da Rotação da TerraTrata-se da comemoração da demonstração pública da rotação da Terra, neste dia, em 1851, pelo físico francês León Foucault.
León Foucault suspendeu, com um fio de 67 m, uma esfera de bronze de 30 kg, cheia de chumbo, no topo do Panteão em Paris. Com este dispositivo, agora chamado de Pêndulo de Foucault, demonstrou que o plano do balanço do pêndulo girava em relação à rotação da Terra. Newton tinha descoberto previamente a gravidade, mas ainda ninguém tinha demonstrado a sua causa, a rotação da terra.
Hoje em dia é possível ver o Pêndulo de Foucault, que demonstra a rotação da Terra, em museus de ciência de todo o mundo.
A rotação total da Terra no seu eixo dura aproximadamente 24 horas, mas a sua velocidade pode variar de dia para dia e de ano para ano.
Resultado de imagem para pêndulo de foucault - Umberto Eco
Numa outra dimensão, O Pêndulo de Foucault de Umberto Eco é um livro que merece ser lido e pensado. Trata-se de uma leitura difícil e enigmática. Segundo o autor, Os livros não são feitos para alguém acredite neles, mas para serem submetidos à investigação. Quando consideramos um livro, não devemos perguntar o que diz, mas o que significa.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz