Dia dos Namorados

Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se a 14 FEV.
A origem desta celebração amorosa tem origem numa história trágica já antiga. Remonta ao séc III, em Roma, a um sacerdote que desafiou as ordens do imperador Cláudio II Claudius Aurelius Marcus Gothicus). Com efeito, este proibiu a celebração de casamentos para jovens porque, na sua perspetiva, os rapazes solteiros, sem família, seriam melhores soldados. 
O sacerdote Valentim considerou o decreto injusto e, em segredo, celebrou casamentos para jovens enamorados. No entanto, acabou por pagar caro. Cláudio II mandou prendê-lo.
O oficial Asterius, encarregado de o manter encarcerado, para o ridicularizar, pretendeu colocá-lo à prova e desafiou-o a devolver a vista a uma filha sua, chamada Julia, que tinha nascido cega. Valentim aceitou o desafio e devolveu a vista a Julia. Este facto impressionou o oficial Asterius e a família que acabaram por se converter ao Cristianismo.
Valentim continuou preso, foi martirizado e executado em 14 FEV do ano 270 dC.
A jovem Julia, agradecida, plantou uma amendoeira de flores rosadas junto ao túmulo. Daí que a amendoeira seja o símbolo da amizade e do amor eterno.
Centenas de anos depois, este dia continua a ser celebrado pelos namorados.
Dia de S. Valentim foi declarado pela primeira vez pelo Papa Gelasio I, por volta do ano de 496. Em 2014, o Papa Francisco decidiu celebrar o Dia de S. Valentim para recuperar o sentido religioso do Dia dos Namorados.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz