Óscares 2018

Nestes Óscares de 2018, venceu o filme A Forma da Água (The Shape of Water) e o realizador Guillermo del Toro. Trata-se de uma história com com referências espirituais, como indica o poema que encerra o filme:
Incapaz de perceber a tua forma (…) encontro-te à minha volta. A tua presença enche meus olhos com o teu amor, põe humilde o meu coração, porque estás em todo o lado.
A história bíblica de Rute recorda-nos como as pessoas das margens, os sonhadores inadaptados, os buscadores solitários do amor ao outro e os diferentes sem voz são os que têm o poder de mudar o mundo. Guillermo del Toro, sincretista de géneros, transita entre o romance e o terror, a fantasia e a crítica social, o musical e o cinema de espionagem como herdeiro do realismo mágico.
Do lado da água, a princesa limpadora e silenciosa com o seu amante anfíbio e silencioso, acompanhados como fadas madrinhas por um artista homossexual e em decadência, juntamente com uma poderosa companheira negra da protagonista entre as esfregonas. É uma aliança daqueles que descobriram o amor e a ternura com aqueles que os protegem como espécies ameaçadas de extinção.
in http://www.snpcultura.org/oscares_colaram_se_ao_cinema_espiritual.html

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz