Santos Populares


Santos tornou-se o titulo mais comum de alguns cristãos em geral, pelo motivo especial de haverem sido consagrados a Deus, devido ao seu comportamento social e religioso. É uma condição de que já desfrutam, e não uma situação a que aspiram chegar. A inclusão de santos no calendário litúrgico começou no século II. Comemora-se sempre a data da sua morte.
Santo António de Lisboa nasceu por volta de 1195 e morreu em 13 de junho de 1231. Fez os seus estudos superiores no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Entre suas várias qualidades, chamou a atenção de seus contemporâneos seu admirável dom como pregador, com uma eficácia tanta que lhe foi dado o apelido de malleus hereticorum (o martelo dos heréticos). Muitas descrições de época referem o fascínio que sua pregação exercia nas multidões de pessoas simples. Conhecem-se cerca de 77 sermões que constam em edição crítica - Sermões Dominicais e Festivos. São textos eloquentes, persuasivos, sendo frequentes a defesa do pobre e a reprimenda do rico, e o combate às heresias de seu tempo.
Era um homem de cultura extraordinária. Além de um conhecimento detalhado da Bíblia, dos escritos dos Padres da Igreja e outros escritores cristãos, são encontrados nos seus escritos citações de clássicos como Aristóteles, Cícero, Catão, Sócrates, Dioscórides, Donato, Eliano, Escribónio, Euquério de Lião, Festo Solino, Filão de Alexandria, Tibulo, Sérvio, Públio Siro, Juvenal, Plínio, o Velho, Varrão, Sêneca, Flávio Josefo, Horácio, Ovídio, Lucano e Terêncio. O seu conhecimento das ciências naturais ultrapassa em muito o currículo regular das artes liberais medievais, aprofundando-se em áreas como a medicina, a física, a história natural, a cosmografia, mineralogia, zoologia, botânica, astronomia e óptica. Santo António de Lisboa é o santo mais popular em Portugal mas ignorado como um homem de cultura literária invulgar e como um verdadeiro intelectual da Idade Média.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz