Todos Os Santos e Defuntos

 
José Brito, padre, bacharel em Comunicação Social, licenciado em Filosofia e em Teologia, explica este dia de feriado religioso no calendário. 
Se cada dia tem um santo para ser celebrado, porque há um dia de Todos os Santos?
A Igreja acredita que todos aqueles que foram beatificados e canonizados estão junto de Deus e por isso vivem a experiência da plena santidade. Mas a Igreja acredita que nem todos os santos foram beatificados ou canonizados. São esses santos, que não estão nos altares mas que cruzaram a vida de tantos de nós que celebramos neste dia. 
Desde quando se assinala esse dia e porquê no dia 1 de novembro?
No começo da Igreja, a grande devoção dos fiéis era dirigida aos Mártires. O que se compreende porque nesses momentos os cristãos eram fortemente perseguidos e o exemplo dos mártires inspirava fidelidade e perseverança. Assim, nos primeiros séculos do cristianismo, a Igreja do Oriente dedicava um Domingo à celebração de todos os mártires.
No Ocidente, começou também a celebrar-se a festa de todos os mártires, apóstolos e anjos. Nos começos do século VII o Papa Bonifácio IV cristianizou o culto pagão de todos os deuses, celebrado no Panteão de Roma, dedicando-o à Santíssima Virgem e aos mártires. Uma vez que essa cristianização do culto pagão aconteceu a 13 de maio de 610, esse dia foi escolhido como a primeira data em que se celebraram todos os santos.
A celebração de todos os santos foi-se tornando mais popular e o seu culto foi-se espalhando. Foi então composto um ofício litúrgico próprio para celebração dos santos. Em 737, foi inserido no cânone da missa uma celebração de Todos os Santos. O Papa Gregório IV fixou a festa de todos os santos no dia 1 de novembro, no século IX, data que já há algum tempo tinha sido escolhida em Inglaterra para celebrar os santos.O Papa Sisto IV daria a esta celebração o estatuto mais importante da Liturgia cristã passando a ser considerada uma solenidade.
Há alguma tradição tipicamente portuguesa referente a este dia?
Sim. De acordo com a tradição, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta: recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano; nalgumas aldeias chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Porque é que o dia dos fiéis defuntos vem logo depois do Dia de Todos os Santos?
Porque é a continuação lógica desse dia de Todos os Santos. Depois da alegria com que se celebrou a santidade dos que vivem a plena comunhão com Deus, a Liturgia dedica o dia seguinte à evocação da memória dos fiéis defuntos.
O início desta tradição está ligado à determinação dada, em 998, pelo Abade de Cluny, Santo Odilão, para que todos os mosteiros da sua ordem evocassem a 2 de novembro todos os fiéis defuntos. O costume foi-se generalizando e seria oficializado por Roma no século XIV. 
Há alguma ligação entre o Halloween e o Dia de Todos os Santos?
O Halloween ou Hallowe’en constitui uma forma abreviada da expressão escocesa Allhallow-even, ou seja, “véspera de todos os santos”. Este termo aparece no século XVI, tendo origem numa festa celta, o Samhain, que marcava o fim do verão, das colheitas e o começo do Inverno. Era também a altura em que os celtas recordavam os seus antepassados. A essa festa celta estavam também associadas comida, doces e máscaras.
A emigração de povos de origem celta para os EUA fez com que essa tradição se enraizasse naquele país. Há por isso uma coincidência de nomes, mas a origem e a história de cada uma das festas são distintas.
in Ponto sj

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz