A Evolução de Darwin


Charles Darwin (1809 – 1882) era filho de um médico da herdeira de uma das primeiras fortunas da revolução industrial. Viveu fascinado pela natureza e pela ciência. Em criança caçava e colecionava espécimes na propriedade da sua família, em Shrewsbury; na Universidade de Cambridge era obcecado por besouros. A bordo do HMS Beagle, na sua épica viagem à volta do mundo, Darwin nunca se cansaria de observar e explorar o mundo natural. Mais tarde, transformaria a casa de campo, em Kent, num autêntico laboratório, onde desenharia e levaria a cabo uma série de experiências.
Baseando-se numa vida inteira de observação e experimentação, Darwin resolveu o mais importante enigma científico da sua época, concebendo uma teoria que explicava a origem da diversidade biológica e o processo pelo qual os seres vivos exibiam delicadíssimas adaptações ao ambiente.
Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.

A proposta de Darwin que as espécies se originam por processos inteiramente naturais contradiz a crença religiosa na criação divina tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou divulgaram-se rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico e mundial da história.

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo - Livros Novos!

99 anos de Saramago - O Início do Centenário

Era uma vez... e Histórias pela Paz