Mensagens

o migrante e o refugiado...

Imagem
  DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO  [17 de Janeiro de 2016] Os emigrantes e refugiados interpelam-nos No mundo de hoje, a migração mudou e está destinada a aumentar nos próximos anos.  A quantidade de pessoas forçadas a migrar, devido a conflitos e perseguições de todo o tipo, os chamados refugiados ou deslocados , ultrapassa os 50 milhões em todo o mundo. O fenómeno da mobilidade humana implica hoje, muitas vezes, um sofrimento devido ao desenraizamento inevitável do próprio país. Cada pessoa tem o direito a não emigrar, ou seja, a viver em paz e dignidade na própria pátria. Todavia, alguns são obrigados a deslocar-se devido a perseguições, catástrofes naturais, desastres ambientais ou outros fatores que causam dificuldades extremas, inclusive o perigo para a sua própria vida.  Outros decidem deixar a própria pátria, porque já não podem permitir-se viver com dignidade, enquanto há aqueles que simplesmente desejam encontrar melhores oportunidades de vida no es

Dia Mundial do Compositor

Imagem
15 JAN 2016 é o Dia Mundal do Compositor . Este dia surgiu com o objetivo de lembrar os compositores existentes no mundo, que contribuem com a sua arte para a promoção das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos e sensações da vida em música, um alimento para a alma.  A música toca qualquer ser humano, seja de que idade for, por isso qualquer criança e adolescente percebe, de forma prática, a música. Piano Concerto | Tavares Belo (1911-1993)

Charles Perrault e o Conto de Fadas

Imagem
Charles Perrault foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo género literário, o Conto de Fadas .  Escritor francês, nasceu a 12 de janeiro de 1628. Em 1697, publicou A Bela Adormecida , O Gato das Botas e A Gata Borralheira , e que passaria a ser conhecidos como Contos de Perrault.

Ludwig van BEETHOVEN

Imagem
Ludwig van Beethoven por Carlos Freitas Beethoven (1770-1827) nasceu em 17 DEZ, na Alemanha. Passaram 245 anos. Foi um famoso compositor do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo. a sua infância não foi fácil. o pai, sabendo do sucesso de Mozart (1756-1791), quis fazer o mesmo com seu filho. Obrigou-o a estudar violino e piano desde os quatro anos. fechava-o no quarto durante longas horas. Mozart considerou que Beethoven tinha um talento impressionante. Foi aluno de Haydn (1732-1809) mas este não deu conta das capacidades extraordinárias do seu aluno. Beethoven  tinha consciência do seu valor. Reivindicou sempre o lugar mais alto na sociedade. Estava convencido que os artistas de grande valor deveriam ser equiparados a príncipes e reis. Nunca exigiu a liberdade como uma concessão mas como um direito. Tinha absorvido os grandes princípios da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Parecia ser um homem orgulhoso e insensível mas, no fundo,

Clube Europeu - Parlamento dos Jovens

Imagem
No dia 07 DEZ 2015, O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Penela  (coordenado  pelos professores Domingos Costa e Carla Frade) , n o contexto do programa Parlamento dos Jovens , organizou uma sessão com a presença dos do Dr. Maurício Marques e da Dr.ª Fátima Ramos,  deputados da Assembleia da República . A atividade contou com a presença de alunos do 2º e 3º ciclos, professores e assistentes operacionais. O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela AR, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar .

Dia dos Direitos Humanos - Refugiados sírios em Penela

Imagem
No mundo de hoje, a   migração   mudou e está destinada a aumentar nas décadas vindouras. No passado era muito mais fácil distinguir entre migração voluntária e forçada, entre aqueles que se deslocavam em busca de um trabalho ou educação melhor, e aqueles cuja vida era ameaçada por perseguições. No entanto, ao longo dos anos a situação tornou-se mais complexa e, consequentemente, a proteção reservada aos refugiados passou a ser ampliada a outros grupos, tais como as pessoas que fogem da guerra. A dramática situação de tantos milhares de pessoas que demandam a Europa como lugar de paz e de sustento para si e para os seus, com duríssimas dificuldades para chegar e permanecer no nosso Continente, exige de todos nós a resposta mais humana e capaz.

visita de estudo ao PORTO

Imagem
No dia 04 DEZ 2015 , o 8º ano do Agrupamento de Escolas de Penela, realizou uma Visita de Estudo ao PORTO, promovida pelas disciplinas de HISTÓRIA, GEOGRAFIA e EMRC. Acompanharam os professores Domingos Costa , Carla Frade , Carlos Freitas , Pedro Almeida e Fátima Marques. LOCAIS VISITADOS Museu Interativo e Parque Temático World of Discoveries  - Porto Ribeira - Porto Palácio da Bolsa do Porto | Associação Comercial - Porto Igreja | Convento de S. Francisco - Porto Museu Nacional da Imprensa - Porto